Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Direito de herança do cônjuge sem filhos no regime de separação de bens


As regras do art. 1.829 do CCB/2002 exigem, de fato, estudo e muita cautela na interpretação. Com segurança é possível afirmar que o assunto ali tratado – ordem de vocação hereditária – é um dos mais complexos do Direito Sucessório.

Simplesmente ele define quem terá direito a receber a herança do autor da herança.

Como sempre alertamos, ao analisar um caso de inventário é de suma importância atentar para a regra aplicável, que é sempre indicada conforme a data do ÓBITO (podendo ser o CCB/1916 ou o CCB/2002).

Outro ponto importante, que poderá fazer diferença – MAS NÃO EM TODOS OS CASOS – será o regime de bens do Casamento do falecido (ou mesmo o fato de viver em UNIÃO ESTÁVEL e – neste caso – se havia pactuação de regime de bens – por exemplo estatuído por ESCRITURA PÚBLICA).

Importa aqui anotar desde já – e muitos colegas ainda vacilam no exame deste artigo de Lei – que nas hipóteses dos incisos II (concorrência com ascendentes) e III (herança por inteiro) do art. 1.829 – INDEPENDERÁ O REGIME DE BENS para que o Cônjuge sobrevivente/Viúvo tenha DIREITO À HERANÇA.

Simplesmente a Lei não fez qualquer restrição neste sentido.

A lição é clara no magistério de CONRADO PAULINO DA ROSA e MARCO ANTONIO RODRIGUES (Inventário e Partilha – Teoria e Prática. 2020), comentando os referidos incisos:

“(…) Na falta de descendentes ou ascendentes, o inciso III do art. 1.829 do Código Civil garante a TOTALIDADE da herança ao cônjuge, em QUALQUER REGIME DE BENS e sendo irrelevante o tempo de união com o falecido (…) A participação sucessória do companheiro ou cônjuge sobrevivente, nessa oportunidade, não está atrelada ao REGIME DE BENS que tenha norteado o relacionamento com o ‘de cujus'”.

Aqui é preciso destacar que o Enunciado 609 da VII Jornada de Direito Civil também já aponta que o REGIME DE BENS só interferirá na concorrência sucessória do cônjuge com descendentes do falecido.

POR FIM, anoto que a jurisprudência do TJRJ anda bem, alinhada com a orientação da Corte Superior e com a doutrina, pelo direito de herança do cônjuge nessas hipóteses, independente do regime de bens:

“TJRJ. 00504371620188190000. J. em: 04/12/2018. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO SUCESSÓRIO. AÇÃO DE INVENTÁRIO. CASAMENTO DO AUTOR DA HERANÇA SOB O REGIME DE SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS. IMÓVEL ADQUIRIDO ANTES DO MATRIMÔNIO. (…) 1. Regime de SEPARAÇÃO obrigatória de bens estabelecido por ocasião do matrimônio do autor da herança ainda sob a égide do Código Civil de 1916. Aplicação ao caso concreto das regras do direito sucessório estabelecidas pelo atual Codex, já que o falecimento dos cônjuges ocorreu, sucessivamente, na vigência do Código Civil de 2002. 2. Na AUSÊNCIA DE DESCENDENTES E DE ASCENDENTES, bem como de qualquer disposição testamentária, ao cônjuge sobrevivente deverá ser deferida a SUCESSÃO POR INTEIRO e isoladamente, INDEPENDENTEMENTE DO REGIME DE BENS ADOTADO NO CASAMENTO. Inteligência do artigo 1.829, III e artigo 1.838, ambos do CC/02. Precedente do STJ. 3. O fato da aquisição do imóvel inventariado ter ocorrido (em 1966) antes da celebração do matrimônio (em 1982) em nada aproveita à tese recursal. Linha sucessória que, prima facie, não alcança os eventuais herdeiros colaterais, porquanto o cônjuge mulher era a herdeira necessária por ocasião do falecimento do autor da herança (artigo 1845, CC/02)”.

Autor: Julio Martins

Fonte: Julio Martins

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores455
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-heranca-do-conjuge-sem-filhos-no-regime-de-separacao-de-bens/1202935937

Informações relacionadas

Douglas Brandao, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

Regime de Bens – Regime de Separação de Bens e Regime de Separação Obrigatória de Bens

Bruno Ricci Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

Súmula 377 do STF: A “comunhão parcial de bens” no regime da separação obrigatória

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo III. Do Regime de Comunhão Parcial

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo VI. Do Regime de Separação de Bens

André Beliene, Advogado
Artigosano passado

Herança na separação obrigatória de bens: como funciona?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)