jusbrasil.com.br
25 de Setembro de 2021

TRF determina que aposentado seja indenizado pelo INSS por atraso em pagamentos

trf aposentado indenizado inss atraso pagamentos

Via @portal_ig | O Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por atrasar o pagamento de aposentadoria para um idoso que obteve o benefício apenas dois anos após a solicitação. Segundo os desembargadores, a Previdência Social deveria ter cumprido o pedido imediatamente.

De acordo com o processo, a Justiça havia concedido a aposentadoria ao beneficiário em 2010, no entanto, o INSS cumpriu a determinação apenas em 2012. Devido ao atraso, o instituto deverá indenizar o aposentado em R$ 8 mil.

"O INSS demorou, sem qualquer justificativa, mais de dois anos para dar cumprimento à determinação judicial de imediata implantação de benefício previdenciário em favor do autor, situação que ultrapassa os limites de um mero dissabor, ensejando o dano moral passível de compensação pecuniária", disse o desembargador Wilson Zauhy Filho, relator do caso.

Durante a tramitação da acusação, o INSS informou que o caso não se trata de dano moral e pediu a redução da indenização. O acórdão ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por Brasil Econômico

Fonte: economia.ig.com.br

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de saber porque demora tanto para Resolver as causas na justiça eu ganhei a causa a mais de 4 anos e até agora nada gostaria de saber porque continuar lendo

Nosso sistema judiciário é ridículo e caro. continuar lendo