Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ministério Público aciona Apple por práticas abusivas por prejudicar consumidores

ministerio publico apple abusivas prejudicar consumidores

Via @bahianoticias | O Ministério Público da Bahia (MP-BA) atualizou uma ação civil pública contra a Apple Computer Brasil Ltda, assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart, que se baseia em inquérito civil que reuniu provas de que de que a fornecedora vem comendo práticas “arbitrárias em detrimento dos interesses e direitos dos consumidores”.

Conforme a promotora, a empresa tem promovido propagandas enganosas sobre as propriedades de resistência à água dos iPhones e limitado de maneira indevida a garantia legal de adequação dos smartphones “resistentes à água”, deixando em uma grande quantidade de clientes desamparados quando os aparelhos são danificados por líquidos.

Além disso, a promotora aponta que a Apple tem dado sucessivas negativas de reparo em assistência técnicas autorizadas. “Os prepostos da Apple prevalecem-se da vulnerabilidade técnica dos destinatários finais para – além de excluir ilegalmente a responsabilidade pelo vício do produto sem cumprir com o que consta no art. 12, § 3º do CDC – compelir os clientes à aquisição de novos produtos em valores verdadeiramente absurdos”, afirma.

A ação civil considera também que há uma violação ao dever de informar adequadamente e de forma clara aos consumidores sobre como funciona a compatibilidade de rede e sinal dos iPhones, fazendo com que consumidores adquiram smartphones que não são feitos para funcionar nas regiões onde residem.

O MP-BA pede à Justiça que a Apple pague indenização pelos prejuízos materiais e morais sofridos pelos consumidores afetados pelas práticas abusivas e ilícitas denunciadas, assim como à restituição do indébito, e efetue pagamento a título de dano moral coletivo causado à sociedade, o qual deve ser revertido para o Fundo Federal dos Direitos do Consumidor.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-aciona-apple-por-praticas-abusivas-por-prejudicar-consumidores/1382543892

Informações relacionadas

Nosso Acervo Jurídico, Juiz de Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo de Recurso Inominado

Ana Paula Dias, Advogado
Modeloshá 5 meses

TJ-RS - Apple sem carregador

Vinicius Nascimento, Advogado
Artigoshá 3 anos

Prática Abusiva Contra o Consumidor.

Mariana Menezes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Práticas abusivas contra o consumidor

Caian Silva Furlan, Advogado
Artigoshá 2 meses

Cláusulas abusivas cometidas por planos de saúde.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia. Há uma propaganda de TV onde um bebê aparece com um Iphone na mão fazendo poucas e boas com o aparelho. Maltrata, bate, joga no chão, molha, e nos faz crer que o aparelho é ultra resistente. Na verdade minha experiência me fez desistir de Apple, após prejuízos e problemas na assistência técnica, que nos trata como lixo. Mas ainda tenho minha filha adolescente que insiste no aparelho, que já teve problema na tela 2 vezes. O que me faz perguntar: justamente a propaganda que tenta reforçar a imagem de aparelho indestrutível não seria justamente pra apagar experiências ruins de usuário? Creio que sim. Obrigado por compartilhar a noticia. continuar lendo