Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Hospital é condenado em indenizar um enfermeiro no valor de R$11 mil por submetê-lo a teste de HIV

Via @caiobellodi e @joaopenariolgomes | Conforme r. decisão, um hospital da cidade (empregador-reclamado) foi condenado em indenizar um enfermeiro no valor de R$ 11.000,00 (onze mil reais) a título de dano moral em razão de tê-lo submetido a testes de “HIV”, Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis nos atos da admissão e demissão do contrato de trabalho.

Ocorre que, no caso sub judice, o reclamante não foi dispensado, mas sim pediu demissão. Da mesma sorte, os resultados dos exames deram todos negativos para referidas doenças. Logo, o entendimento adotado pelo Magistrado fora de que a mera submissão do empregado aos testes, independentemente dos resultados ou da forma da rescisão do contrato de trabalho, é causa de dano moral indenizável.

Por fim, ante a gravidade do fato e a confissão do hospital de que realiza tal procedimento em todos seus funcionários, a justiça do trabalho expediu ofícios ao Ministério Público Federal e a Gerência Regional do Trabalho para que apurem a conduta do estabelecimento de saúde e tomem as providências que entenderem cabíveis.

Sentença proferida no dia 24/06/2022 pelo Juízo do Trabalho da Comarca de Barretos – SP, nos autos da reclamação trabalhista número 0010891-73.2021.5.15.0011. A decisão ainda cabe recurso.

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-e-condenado-em-indenizar-um-enfermeiro-no-valor-de-r-11-mil-por-submete-lo-a-teste-de-hiv/1556619539

Informações relacionadas

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciasano passado

Exigência de exame de gravidez e certidão de antecedentes criminais na admissão gera dever de indenizar

Fabricio Togashi, Advogado
Notíciasmês passado

Nutricionista tem vínculo de emprego reconhecido com hospital que exigiu “pejotização”

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Exigência de idade máxima para vaga de moderadora de conteúdo gera dever de indenizar

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Notíciashá 2 anos

Cancelamento abrupto de contratação gera dano moral, diz TRT-2

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 2 anos

Empresa de energia é condenada por anunciar emprego com restrição de faixa etária

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Obrigado pelo compartilhamento. Mas sabemos que o TRT irá reformar, nem que seja para minorar. continuar lendo

Decisão bacana. Apenas uma correção, não se diz "doença" sexualmente transmissível e sim infecção sexualmente transmissível. continuar lendo

Excelente decisão em conformidade com os preceitos legais. Vale ler a decisão na íntegra para a correta interpretação do caso.
Causa patrocinada pelo escritório Bellodi & Arrobas Martins Advocacia. continuar lendo