Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJ-SP mantém absolvição de acusado por latrocínio reconhecido por fotos

A 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento a um recurso do Ministério Público e manteve a absolvição de um homem acusado de latrocínio e reconhecido apenas por fotos por testemunhas do crime. Os desembargadores mantiveram a tese do juízo de primeira instância quanto à insuficiência de provas e a ausência de uma prova inequívoca da autoria delitiva.

O crime aconteceu no dia 22 de outubro de 2007 na capital paulista. Pelo menos dois homens armados invadiram um centro automotivo e roubaram objetos pessoais, celulares e R$ 2.100 em espécie. Um dos assaltantes atirou em um funcionário, que morreu no hospital. Segundo o MP, outros dois funcionários reconheceram, por foto, o réu como um dos assaltantes. Um deles afirmou ter “70% de certeza”.

Durante o julgamento, apenas uma das testemunhas foi convocada pela Promotoria. No tribunal, o funcionário reconheceu outra pessoa, e não o réu, como um dos assaltantes. Diante disso, José Ricardo foi absolvido em primeira instância. Segundo a sentença, “a prova da autoria delitiva produzida em juízo reside tão somente no fato do reconhecimento fotográfico havido e é em tal contexto que se afirma não ser segura a prova da autoria delitiva em relação ao acusado, já que ninguém em juízo reconheceu o acusado”.

O Ministério Público recorreu, mas a 16ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP manteve a absolvição. O relator do caso, desembargador Osni Pereira, afirmou que o conjunto probatório não demonstrou de forma segura a autoria delitiva. “Conforme é cediço, meras conjecturas mostram-se demasiado frágeis para sustentar uma condenação, que, efetivada, seria em franca violação ao princípio da presunção de inocência”, afirmou.

O réu negou participação no crime. Ele foi defendido pelo criminalista Fábio Menezes Zilliotti.


  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações202
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-mantem-absolvicao-de-acusado-por-latrocinio-reconhecido-por-fotos/718788033

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Preclara dra boa noite
Interessante o assunto abordado, mas estudo mais aprofundado poderia informar o número do processo ou o link da decisão?
Grato continuar lendo