Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por quanto tempo meu nome pode permanecer "sujo"/negativado? Por Wanessa Costa

quanto tempo nome sujo negativado direito

bit.ly/351FKUa | O Código de Defesa do Consumidor prevê 5 (cinco) anos como prazo máximo para cobrança judicial de dívidas ou permanência do nome em cadastro de órgãos de restrição ao crédito (SPC, Serasa, cartórios de protestos...).

Se a dívida não foi cobrada durante o prazo de 5 anos contados do seu vencimento, o credor perde o direito de exigir a cobrança judicialmente, inscrever o devedor em órgãos de restrição ao crédito como SPC e Serasa ou protestar a dívida em cartório, o que não quer dizer que a dívida será extinta.

É importante lembrar que, se nesse período o CREDOR ajuizou ação judicial de cobrança, ou você fez algum tipo de acordo, o prazo prescricional de 5 (cinco) anos é interrompido, o que significa que começa a contar do 0 (zero).


Escoado esse prazo de que tratamos, a dívida não estará perdoada, nem muito menos extinta. A mudança é que a cobrança somente poderá ser feita extrajudicialmente, de forma educada e civilizada, jamais expondo o devedor, colocando-o em situação constrangedora ou sob ameaças.

Se a dívida foi protestada ou incluída novamente em órgãos de restrição ao crédito após os 5 anos, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança para averiguar a situação, e, se constatado o abuso, pleitear a imediata exclusão dos cadastros, sem prejuízo de indenização (que variam de 4 a 8mil, podendo haver majoração, dependendo dos danos sofridos).

_____________________________________

Fontes:

CDC, CC/2002 e Jurisprudência.

⚠⚠⚠

Precisa de ajuda?

Procure um advogado de sua confiança!

✉ wanessacosta.adv@gmail.com

📌 Rua Padre Casemiro Quiroga, Edf. Jorge Leal, Sala 813, Centro, Feira de Santana – BA

📌 Rua Conselheiro Pedro Luiz, 682, Rio Vermelho, Salvador – BA.

Wanessa Costa

Assessoria e Consultoria Jurídica

Advogada Especialista em Direito Tributário (PUC/MG), Expansão em Direito Bancário (Revisional) e Pós-graduanda em Processo Civil. Sócia Gestora de escritório jurídico. Escritório com atuação em Feira de Santana, Salvador e região metropolitana. Trabalha com consultoria e assessoria (empresa) mensal nas área cível e trabalhista. Workaholic.

Fonte: wanessarc.jusbrasil.com.br

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-quanto-tempo-meu-nome-pode-permanecer-sujo-negativado-por-wanessa-costa/795101517

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Faltou apenas uma elucidação.
No caso da dívida ser executada, como ficaria a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, possível ou não durante a cobrança judicial. continuar lendo