Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Projeto proíbe guarda compartilhada em caso de violência doméstica

proibe guarda compartilhada violencia domestica direito

bit.ly/381L63f | O Projeto de Lei 29/20 veda a guarda compartilhada em caso de violência doméstica ou familiar praticada por qualquer dos genitores contra o outro ou o filho. A proposta, do deputado Denis Bezerra (PSB-CE), tramita na Câmara dos Deputados.


“Nas situações em que há prova ou indícios de atentado contra a vida, a saúde, a integridade física ou psicológica de filho ou de um dos pais, a guarda da criança ou do adolescente deve ser entregue àquele que não seja o autor ou responsável pelos fatos”, defende o deputado.

O texto altera o Código Civil, que hoje já excetua da regra os casos em que um dos pais declara ao juiz que não deseja a guarda do filho.

O projeto também obriga o juiz, nas ações de guarda, a indagar previamente o Ministério Público e as partes sobre situações de violência doméstica ou familiar envolvendo os pais ou o filho. A proposta acrescenta esta medida ao Código de Processo Civil e fixa ainda o prazo de cinco dias para a apresentação de prova ou de indícios pertinentes.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre

Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Agência Câmara Notícias

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores455
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações218
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-proibe-guarda-compartilhada-em-caso-de-violencia-domestica/815062188

Informações relacionadas

Suellen Rodrigues Viana, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Regulamentação de Guarda Unilateral c/c Visitas e Pedido de Tutela de Urgência

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 2 anos

Petição Inicial - TJCE - Ação Agravo Interno

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 4 anos

Projeto de Lei proíbe guarda compartilhada em caso de violência doméstica

Ana Caroline Oliveira Montalbano, Advogado
Artigosano passado

Guarda dos filhos e direito de convivência nos casos de violência doméstica

Petição Inicial - TJBA - Ação de Alimentos c/c Pedido de Fixação de Alimentos Provisórios, Guarda Unilateral e Regulamentação de Visita com Pedido Liminar - Carta Precatória Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)