Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Família de paciente processa Governo de Alagoas após laudo médico que atesta morte por coronavírus

bit.ly/2KwhdPb | Parentes do senhor José Dagmar Xavier da Rocha, 64 anos, que foi anunciado pelo governo do estado como sendo o primeiro óbito pelo novo coronavírus em Alagoas, contestam o resultado do exame e por isso, deram entrada numa ação contra o governo do estado. A Secretaria de Estado da Saúde disse que o fechamento do diagnóstico está correto e que o paciente morreu com a Covid-19

Os familiares alegam que tiveram acesso ao laudo do exame realizado pela Fiocruz. O resultado deu não detectável para Covid-19. José Dagmar morreu no dia 30 de março na Upa do bairro do Trapiche. A causa da morte foi divulgada como a primeira por Covid-19 em Alagoas. O anúncio de que o paciente faleceu por coronavírus foi feito pelo governador do estado, Renan Filho, em sua rede social. A família contestou.

“O documento cabal que demonstra que o senhor Dagmar não faleceu por Covid -19 é um exame realizado pela Fiocruz datado de 6 de abril, portanto cerca de sete dias após a morte que deu sendo dia 30 de março e que neste exame a Fiocruz atesta categoricamente que não houve a detecção do Covid-19 no senhor Dagmar, no falecido. Portanto, ele não faleceu de coronavírus, Covid-19”, informou Thyago Sampaio, advogado da família

Durante entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (22), o secretário de saúde, Alexandre Ayres, disse que o fechamento do diagnóstico não é feito apenas com teste laboratorial. Existe uma análise clínica do paciente assinada pelos médicos.

“Ele tinha as características semelhantes aos casos de Covid. Inclusive foi feita uma tomografia e o pulmão dele estava todo comprometido,” informou o secretário. E completou: “o senhor José Dagmar foi diagnosticado com Covid, com laudo laboratorial positivado pelo Lacen e, principalmente, com diagnóstico clínico fechado por um médico profissional que a gente tem a estrita confiança e respeito bastante a essa categoria aqui em Alagoas”.

Sobre a diferença do resultado do laudo do Lacen e da Fiocruz, Alexandre Ayres disse que os testes dependem do manejo das amostras.

“Essa amostra foi encaminhada para a Fiocruz. É um outro resultado que foi feito lá em outro laboratório. Mas eu reitero a confirmação que o senhor José Dagmar teve um diagnóstico clínico assinado por um profissional de saúde que diagnosticou que ele estava com Covid-19

O Ministério Público de Alagoas informou que está investigando o caso. Disse que instaurou um procedimento administrativo no começo do mês e que assim que as investigações forem concluídas vai adotar as medidas necessárias.

Fonte: g1.globo.com

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores455
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações785
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/familia-de-paciente-processa-governo-de-alagoas-apos-laudo-medico-que-atesta-morte-por-coronavirus/836564618

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)