Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Empregado que perdeu ação trabalhista não terá que pagar honorários de advogado da empresa

empregado acao trabalhista honorarios advogado empresa

bit.ly/2ytSXeq | Um analista de sistemas de uma empresa de telefonia que perdeu uma ação trabalhista não terá de pagar os honorários advocatícios para o advogado da empresa. Na ação, a empresa pedia a aplicação da regra da Reforma Trabalhista, que passou a exigir que a parte vencida pague os honorários à parte vencedora. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso de forma unânime, por verificar que a ação foi ajuizada antes da vigência da lei.

Admitido em setembro de 2014 e demitido sem justa causa em agosto de 2016, o empregado não teve nenhum dos pedidos atendidos na primeira instância e foi condenado a pagar empresa de telefonia 5% do valor da causa, calculada na época em cerca de R$ 2.500. No entanto, o ex-funcionário alegou que não tinha como arcar com as despesas processuais sem comprometer seu próprio sustento e de sua família. A alegação foi acolhida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), que afastou a condenação.

A empresa de telefonia recorreu da decisão junto ao TRT e pediu que a parte perdedora pagasse ao advogado da parte vencedora honorários de 5% a 15% da condenação ou do valor da causa. Para a empresa, o analista deveria ser responsável pelo pagamento da parcela, ainda que beneficiário da justiça gratuita.

O relator do recurso de revista, ministro Cláudio Brandão, observou que deve ser aplicada ao caso a Teoria do Isolamento dos Atos Processuais. Segundo essa teoria, a lei nova, nos casos de processo em desenvolvimento, respeita a eficácia dos atos processuais já realizados e disciplina o processo a partir de sua vigência. Ou seja, é válida a lei em vigor no momento em que o ato foi praticado, e cada ato deve ser considerado separadamente dos demais para o fim de se determinar qual lei o rege.

Fonte: extra.globo.com

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores455
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações350
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-que-perdeu-acao-trabalhista-nao-tera-que-pagar-honorarios-de-advogado-da-empresa/842678300

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)