Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TRF3 Condenou o Instituto Nacional do Seguro Social ao pagamento de pensão por morte a uma mulher com deficiência mental que dependia economicamente do pai para sobreviver


A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pagamento de pensão por morte a uma mulher com deficiência mental que dependia economicamente do pai para sobreviver.

O relator do processo no TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, concluiu que a filha do segurado preenchia os requisitos legais para a obtenção do benefício previdenciário. “Comprovado que a incapacidade da parte autora remonta à época anterior ao óbito do falecido, ficou demonstrada a dependência econômica, devendo ser concedida a pensão por morte”, afirmou.

Para a concessão da pensão por morte, a legislação exige a comprovação de que o falecido, na data do óbito, mantenha a qualidade de segurado junto à Previdência Social, bem como a condição de dependente de quem pleiteia o benefício.

A dependência econômica está disposta no artigo 16, inciso I, da Lei nº 8.213/91. A norma dispõe que é beneficiário do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependente do segurado, entre outros, o filho com deficiência intelectual ou mental, cuja dependência é presumida, nos termos do parágrafo 4º do mesmo artigo.

Segundo o magistrado, a incapacidade da filha ficou demonstrada à época do falecimento do segurado, ocorrido em 2003, sendo aplicáveis as disposições da Lei 8.213/91, com a redação dada pela Lei 9.528/97.

De acordo com o laudo médico, a autora possui epilepsia e retardo mental moderado, o que a torna incapaz de responder legalmente por seus atos ou de gerir a própria vida. O especialista afirmou, ainda, que a deficiência da autora teve início aos cinco anos de idade e, hoje, sua incapacidade é absoluta e permanente.

Com esse entendimento, a Oitava Turma, por unanimidade, manteve a sentença que determinou a concessão do benefício. “Dessa forma, a conclusão da perícia médica e de outros documentos constantes dos autos corrobora para o entendimento de que a parte autora, de fato, já se encontrava incapaz à época do óbito do falecido”, concluiu o magistrado.

Apelação Cível 6110346-03.2019.4.03.9999

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Fonte: TRF3

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores455
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações227
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-condenou-o-instituto-nacional-do-seguro-social-ao-pagamento-de-pensao-por-morte-a-uma-mulher-com-deficiencia-mental-que-dependia-economicamente-do-pai-para-sobreviver/873092024

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

COMO OBTER MEU EMPRÉSTIMO DESTA GRANDE EMPRESA

Olá meu querido pessoal, eu sou Linda McDonald, atualmente morando em Austin, Texas, EUA. Sou viúva no momento, com três filhos, e fiquei presa em uma situação financeira em abril de 2020 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei procurar empréstimos de várias empresas de empréstimo, privadas e corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito, não presa total dos criminosos de lá que os chamam de emprestador de dinheiro, todos eles são farsas, tudo que eles querem é seu dinheiro e você não terá mais notícias deles, eles fizeram isso comigo duas vezes antes de conhecer o Sr. David Wilson. A parte mais interessante é que meu empréstimo foi transferido para mim dentro de 74 horas, por isso aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. David se você está interessado em obter um empréstimo e tem certeza de que pode pagá-lo no prazo, pode contatá-lo por e-mail ……… (davidwilsonloancompany4@gmail.com) Nenhuma verificação de crédito, nenhum fiador com apenas 2% de juros e melhores planos de pagamento e Se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência à obtenção de um empréstimo sem garantia, entre em contato hoje com o Sr. David Wilson para obter seu empréstimo.

Eles oferecem todos os tipos de categorias de empréstimo.
Empréstimo de curto prazo (5_10anos)
Empréstimo de longo prazo (20_40)
Empréstimo a médio prazo (10_20)
Eles oferecem empréstimos como
Empréstimo à habitação ............., Empréstimo comercial ........ Empréstimo por dívida .......
Empréstimo para estudantes .........., Empréstimo para startups
Empréstimo comercial ......., Empréstimo da empresa .............. etc
Email .......... (davidwilsonloancompany4@gmail.com)
Quando se trata de crise financeira e empréstimo, David Wilson é o lugar certo, por favor, diga-lhe que a Sra. Linda McDonald lhe direcionou Boa Sorte ................... .... continuar lendo